Sunday, November 15, 2009

Boicote Não!

 Resposta ao comentário   sobre a postagem Pela última vez nas bancas... No Estou Procurando O que Fazer...

Anônimo:
pena perdermos o monitor,mas será q alguem terá coragem de dizer quem ajudou a afundar nosso jornal? quem teria questionado o ministerio publico sobre o diario oficial do municipio pertencer so ao monitor? ja que ninguem ate agora respondeu eu digo...folha da manha..jane seja justa acho q vc e bem imparcial,nao to acusando a folha de ser a responsavel pelo fechamento do monitor,mas com certeza so em questionar no ministerio publico levou a prefeitura a criar seu propio diario oficial e consequentemente a falencia do monitor ou to totalmente errado?
15 de Novembro de 2009 10:07
Como me alonguei, essa foi a alternativa que encontrei para escrever o que não me sai da cabeça...

Diria que você começou no começo...


Sim, a Folha entrou com uma ação cobrando a realização de licitação para escolha do veículo que iria publicar os atos oficiais da PMCG. Até aí morreu Neves, numa economia capitalista essa é a regra do mercado. Sou socialista e portanto não engulo essas regras DE MERCADO, Mas já que vivemos em uma economia capitalista  sou da opinião que uma empresa privada não pode depender de benesses do poder público para sobreviver. Esse preço é nocivo a sociedade.
 Sou  contra  boicote para se acabar com uma empresa!

Como alguns sabem, assumi a Secretaria de Comunicação nos últimos nove meses do governo Mocaiber e tive acesso ao contrato da Prefeitura com a Agência Premium. No meu entendimento e de vários advogados se nele estava previsto que seria responsabilidade da agência a publicação dos atos oficais, assim como também a necessidade de procedimentos corresponde aos da municipalidade, quando se tratasse de " contratação de serviços de terceiros" e conforme fui informada pelo Jairo Maia , de que a agência antes de contratar os serviços no Monitor Campista solicitou o orçamento desta empresa, e manteve seus serviços com ela, para cumprir o contrato ela constatou então que o preço praticado pelo Monitor era inferior.Então houve uma licitação!
Se isso não tivesse ocorrido o secretario de Comunicação à época senhor Roberto Barbosa que era o gestor do contrato teria que ter cobrado da agência o cumprimento. Se ele não cobrou, houve então uma cotação de preços com pelo menos 3 empresas para se escolher a que praticava o menor preço certo?Repito houve uma licitação!
Quando assumi, o contrato com a agência já havia sido encerrado e havia uma dívida enorme com o Monitor Campista, o gestor não pagava mensalmente a publicação dos atos oficiais, foram quase três anos sem pagamento.( e o Monitor não fechou as portas!)
Ao consultar o prefeito, e de ser justa eu não abro mão, Mocaiber disse que tinha conhecimento da situação sim, e que pagar as dívidas era sua meta e que esperava que como gestora eu buscasse o caminho legal para ser feito .E após uma série de procedimentos burocráticos, consulta a Procuradoria, TCE, verificação de todas as publicações não pagas, os débitos até o mês de novembro de 2008 foram pagos.Os Diários Associados administram esse recurso.É bom deixar claro.
A Prefeitura de Campos esse ano só destinou de seus 15 milhões de orçamentos com a publicidade, ao Jornal Monitor Campista, um institucional de um quarto de página. Boicote? Me parece ser sim!
As crises do Monitor Campista são antigas... Me contaram os colegas que houve época em que a funcionária responsável pela limpeza levava de casa o material, o pó de café e o açúcar, isso há muitos anos ...
Bom , oMonitor, enxugou seus quadros, já estava mesmo sem a publicação de atos oficais da Prefeitura de Campos e de institucionais, conseguindo parcerias para implantar o jornal na versão 3 D, e ser mais uma vez vanguarda, porque iria vender assinatura digital, sua carteira comercial estava sendo ampliada, portanto o jornal, que não tem dívidas,( e isso não é apenas a fala de Jairo Maia, isso está nos últimos Balanços da empresa!) estava vivendo a crise que afeta todos os jornais do mundo,e ainda assim conseguindo crescer . É evidente que ainda não era o suficiente para pagar todas as despesas mas estava faltando pouco( mas deveria ter dinheiro em caixa, o que recebeu no final do ano por exemplo daria e sobraria por um bom tempo!) mais uns meses de trabalho, e ele estaria salvo. Desligaram todos os aparelhos com o paciente com uma gripe forte, quando ela já havia sobrevivido a muitas pneunomias, tuberculose e tantas outras infecções...
Como funcionária, são poucos meses, apenas sete, muito intensos é verdade mas pouco tempo. Doi em mim a dor de meus amigos que estavam lá há tantos anos. Mas já me doia enquanto cidadã, enquanto estudante de jornalismo na década de 80 o fechamento, como doia em tanta gente, por reconhecer a importância histórica do Monitor Campista para Campos, tanto que sempre que se falava nessas crises, isso há mais de 20 anos a idéia , o sonho era formar uma cooperativa de jornalista, muitos dos integrantes do atual governo e o marido da prefeita sabiam disso.E eles não podem ter perdido a memória, podem estar ajudando a sepultar a guardada com tanto zelo pelo Monitor Campista mas a deles eles não podem ter perdido...
A grande sacada do Xacal, em obtermos financiamento do Fundecam para concretizar esse empreendimento não pode ser desprezada se a Prefeitura não é cúmplice desse crime. Por que esse silêncio ensurdecedor como bem disse o companheiro Dignidade em seu blog?
Por que? Por que?
É a prefeitura que está comprando para transformar em seu Diário oficial? Conforme havia noticiado O Vitor em seu blog Urgente e não fosse isso nós teriamos sido apunhalados pelas costas!
Tem algum outro comprador?Quem é? Por que isso não é claro, transparente?
O quadro havia sido reduzido para se adequar a nova realidade e numa projeção de " até breve" .O prédio até poderia ser vendido mas o jornal não fecharia.Poderia se instalar num espaço menor... Assim nos disseram... Para em seguida só silêncio e uma nota de fechamento sem data...
Sempre recebemos em dia, com todo o vencimento dentro da tabela do sindicato, e benefícios como cartão alimentação e vale farmácia.
Por que essa crise é diferente? Por que ela não pode ser superada ?
Não não me digam que esse é o destino de todos os jornais impressos porque com antecedência nos preparamos para  lançar  o primeiro 3D comercial no país.
Queremos comprar o título e continuar sendo um jornal que registra os fatos tal qual eles acontecem! Quem quer se associar ?

0 Comments:

Post a Comment



 

FREE HOT VIDEO | HOT GIRL GALERRY