Wednesday, June 16, 2010

Há um bom tempinho venho tentado parcerias para desenvolver um trabalho voluntário voltado à qualificação profissional. Busquei diversas instituições e pessoas que considerei possíveis parceiros (precisava apenas de lugar com material básico para oferecer alguns cursos/treinamentos), mas não encontrei, infelizmente, eco. Mas, como tudo acontece quando tem que acontecer, agora encontrei um parceiro.
Busquei a ANFLUDEF como parceira, oferecendo meu trabalho aos associados, por entender que os portadores de necessidades especiais são os que mais sofrem a impossibilidade de conseguir trabalho, principalmente em função da falta de qualificação. E fui muito bem recebida. Assim sendo, começaremos lá com 02 cursos (os primeiros de outros tantos, espero). Aliás, posso ressaltar que outros voluntários são bem vindos a instituição que carece de apoio.
As informações detalhadas seguem abaixo. Conto com o apoio de vocês na divulgação.
Antecipadamente, agradeço.
bjos

Aucilene Freitas

Cursos/dia e hora:
Recepcionista/Telefonista - as terças-feiras de 19/21h

Telemarketing com Foco em Televendas - as quartas-feiras de 19/21h
Público alvo:
Pessoas portadoras de necessidades especiais (inclusive as portadoras de doenças crônicas, atualemente classificadas como PNE's) associadas a ANFLUDEF (os que ainda não forem podem se associar. Instruções para este fim ao final).
Requisitos: mínimo 18 anos e 7ª série do ensino fundamental.
Local: sede da ANFLUDEF
Inscrições:Sede da ANFLUDEF - Praça 15 de julho, 35 (em frente a antiga estação ferroviária - Centro - Campos dos Goytacazes- RJ
Procurar por Márcia - seg. a sex. - 08:00 as 15h.
Período de inscrição: 21 a 30 de junho
Número de vagas: 50 pessoas (cada curso).
Início dos cursos:
06 de julho - Recepcionista/Telefonista
07 de julho - Telemarketing com Foco em Televendas
As pessoas ainda não associadas que desejarem fazer os cursos oferecidos precisam se associar. Para tal, basta apresentar:
Cópia de RG e CPF, comprovante de residência, 1 foto 3X4 para carteirinha e uma declaração médica indicando a necessidade especial da qual é portador(a).
Para associar-se há uma taxa decontribuição no valor de R$ 7,50 (sete reais e cinquenta centavos).
Obs.: As inscrições e material didático são gratuitos.
Abaixo, conteúdo dos cursos:
Telemarketing com Foco em Televendas
CONTEÚDO
UNIDADE I
Conceito de Marketing.
Diferença entre produto e serviços.
Telemarketing e suas aplicações.
Serviços de Telemarketing utilizados em Televendas.
Vantagens e desvantagens do telemarketing.
UNIDADE II
Conceito de Televendas.
Tipos de televendas
Estrutura de Vendas por Telefone: Local e equipamentos
Material de Apoio
UNIDADE III
A motivação em televendas.
Perfil do Televendedor: Atribuições Intelectuais e Atributos Físicos.
A Comunicação: O emprego eficiente da linguagem pelo tele vendedor, sugestões para uma boa comunicação.
A auto administração pelo televendedor: Planejamento e Organização
UNIDADE IV
Etapas da Televenda:
Preparação: Objetivos, estratégias e planos de ação.
A Pré-Abordagem.
A Abordagem e seus tipos.
Apresentação.
Objeções, respondendo às objeções e tipos de objeções.
Fechamento.
UNIDADE V
Modelos de script/roteiro
Televendas após o envio de mala direta.
Ficha cadastral, modelo de relatório, ficha de clientes em potencial e controle das chamadas.
CARGA HORÁRIA:
Estimada em 30 horas.
Após o término de todas as unidades do curso o aluno receberá o CERTIFICADO DE CONCLUSÃO pela ARTH CONSULTORIA LTDA.
RECEPCIONISTA/TELEFONISTA
C O N T E Ú D O
UNIDADE I - O ACOLHIMENTO AO VISITANTE
O Recepcionista como “ o cartão de visita” de uma organização.
O desenvolvimento dos recursos humanos do atendimento ou da recepção x imagem da organização.
Perfil de um recepcionista e suas atribuições.
Relacionamento humano no trabalho e resistência às frustrações.
Como acolher encaminhar um visitante.
A sala de recepção.
Fazer o controle de quem entra e sai da empresa.
O planejamento de entrevistas e técnicas de entrevista. Como lidar com visitas freqüentes e desconhecidas.
Receber, controlar e arquivar correspondências.
Conhecimento dos dispositivos de segurança e a importância de trabalhar em conjunto com os Vigilantes.
A qualidade no atendimento e como a ou o recepcionista pode contribuir para fixar ou fidelizar a clientela. Atendimento, Tratamento, Satisfação e Encantamento do cliente.
A importância da prestação de informações corretas.
A postura profissional.
UNIDADE II - INFORMAÇÕES SOBRE AS EMPRESAS DE MODO GERAL
Conceito de Empresa;
Elementos que compõe a empresa;
Categorias de Empresa;
Classificação Econômica das Empresas: Empresas Extrativas, Agropecuárias, Industriais e Comerciais;
Elementos que compõem uma empresa: Elemento Humano, Equipamentos e Financeiros;
Categorias de Empresa: Firmas Individuais e Sociedades Personificadas;
Classificação das Empresas quanto ao porte, quanto à Atividade e a Nacionalidade.
Estrutura Organizacional das Empresas:Organograma; Modelos de Organogramas: Linear e Funcional
UNIDADE III - O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO E A RECEPCIONISTA COMO TELEFONISTA
Importância, tipos, ângulos, barreiras e feedback ou realimentação.
Elementos da comunicação: emissor, mensagem, canal e receptor.
Falhas encontradas nas comunicações.
As comunicações nas empresas: processo horizontal e vertical.
A comunicação por telefone. Posturas incorretas ao telefone.
Como lidar com pessoas difíceis por telefone.
Como transferir ligações.
Telefonia – PABX, tipos (analógico e digital) URA e Resposta Automática. Fax mail, voice mail, Information Automatic Services, Call Center e outros.
Comunicação via Internet: caixas postais eletrônicas – e-mail, vídeo conferência, chat dentre outros
UNIDADE IV - USO E CONHECIMENTO DA TECNOLOGIA
Importância do conhecimento tecnológico para os profissionais e acompanhamento de suas mudanças.
Telefone.
Copiadora (xerox)
Fax: o que é um fax, vantagens e funcionamento (há organizações que ainda o utilizam)
Microcomputador: É utilizado para criar, guardar, organizar, recuperar, manipular dados.
Informática:
Hardware – definição e componentes – Módulo base, teclado, video, impressora e scaner
Software – definição e importância Ex.: Microsoft office; auto-cad; Microsoft Project; Real Player; programas específicos como: Sistema de folhas de pagamento, contas a pagar, etc
UNIDADE V - NORMAS GERAIS DO SERVIÇO
Aparência e higiene pessoal:
Uniforme: sapatos, bijouterias e jóias.
Higiene corporal: como usar desodorantes e perfurmes, dentes, unhas e cabelo.
Higiene do local de trabalho.
Disciplina, Conduta, Ética e Etiqueta.
Principais Habilidades de um recepcionista como: Sensibilidade; jogo de cintura; conhecimentos básicos de informática; receber e controlar correspondências; conhecimento dos controles de segurança dentre outros;
UNIDADE VI - O RECEPCIONISTA TAMBÉM VENDE
As recepcionistas das pequenas e micro empresas e a venda dos serviços,
Conhecimentos básicos sobre telemarketing e vendas;
Televenda passiva e ativa;
Diferença entre produto e serviço;
As cinco frases proibidas na televenda;
Pronúncia correta de palavras de uso freqüente;
Sugestões para uma boa comunicação e uma boa fala;
Exemplo do trabalho de venda de modo geral de uma recepcionista de um Curso de Informática;
Características, vantagens e benefícios de um produto ou serviço;
Tabela de controle de chamadas;
Tabela de relação de Clientes Potenciais.
UNIDADE VII – NOÇÕES BÁSICAS DE ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS
Conceitos: Documento, Documento Protocolado, Solicitante, Usuário, Folha de Informação ou Despacho.
Recebimento e Expedição de Correspondência.
CARGA HORÁRIA
Estimada em 30 horas.

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